Resetar Senha de Login no Windows Vista

Opa, e aí galera? Tudo bem?

Às vezes deparamos com certos problemas que nos dão dor de cabeça. Eu comprei um notebook da Dell há um tempo atrás, modelo Inspiron 1525. Ele veio com o sistema Windows Vista Basic instalado de fábrica. Muito bem, um certo dia, eu fui fazer o login no Vista e aí me deparei com a seguinte mensagem: login ou senha incorretos. Pronto, aí fui procurar alguma coisa na internet pra contornar esse problema e achei um tutorial bem bacana e simples. Era um tutorial para resetar a senha do Windows usando qualquer distribuição Linux Live-CD.

O que acontece é que na tela inicial do windows, no canto esquerdo, lá embaixo, aparecem 3 ícones. O primeiro é o ícone para facilitar o uso do computador. O segundo ícone é a barra de idiomas e o terceiro mostra qual é o teclado instalado no sistema operacional e que está em uso. O que nós temos que fazer é dar um jeito de iniciar o Windows trocando algum desses 3 ícones pelo ícone do prompt de comando. Os 8 passos seguintes é justamente pra realizar essa tarefa:
  1. Dê o boot na máquina com o Live-CD Linux
  2. Abra o terminal como root e crie um diretório. Ex: mkdir /media/win
  3. Digite o comando fdisk -l e veja qual é a partição Windows. Eu vou considerar que o Windows é o /dev/sda2.
  4. Monte a partição Windows no diretório criado anteriormente. Ex: mount /dev/sda2 /media/win
  5. Com o Windows montado, navegue até o diretório onde ficam os arquivos de sistema. Ex: cd /media/win/Windows/System32
  6. Dentro dessa pasta, procure o arquivo Utilman.exe
  7. Renomeie o arquivo. Ex: mv Utilman.exe Utilman.old
  8. Ainda dentro da pasta system32, renomeie o arquivo cmd. Ex: mv cmd.exe Utilman.exe

Pronto, assim estaremos enganando o Windows e o prompt de comando vai estar lá na tela de login do sistema. Depois disso, é preciso fazer mais algumas alterações simples, que são:

  1. Reinicialize o Windows e na tela de login, clique no ícone que está no canto inferior esquerdo da tela (perto do ícone de idiomas)
  2. Quando você clicar, vai aparecer a tela do prompt de comando. Digite: net user
  3. Vai abrir uma lista de usuários cadastrados no computador. Escolhe o usuário que você quer mudar a senha e digite: net user "nome que quer mudar" * (no meu caso, eu coloquei net user anderson *)
  4. Agora ele vai pedir para você digitar a senha. É só digitá-la.

Pronto, agora precisamos fazer voltar todos os programas normais, inclusive fazer voltar o facilitador de uso e acesso. Para isso, faça o seguinte:

  1. Reinicialize o computador com o Live-CD Linux
  2. Abra o terminal do linux como root e navegue até o diretório /media/win/Windows/System32
  3. Dentro deste diretório renomeie o arquivo utilman. Ex: mv Utilman.exe cmd.exe
  4. Depois renomeie o arquivo utilman.old. Ex: mv Utilman.old Utilman.exe

Pronto, acabamos de resetar a senha de login do Windows tendo em mãos uma distribuição linux. É muito simples fazer este tipo de tarefa. É claro que existem outras maneiras de resetar a senha de login, por exemplo, usando o CD Hirens. E existem softwares pagos pra isso tambem. O meu intuito aqui foi mostrar como eu posso usar qualquer distribuição Linux Live-CD para este tipo de tarefa especificamente.

É isso. Um abraço em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário