Como usar a VM SIFT Workstation para Montar e Examinar uma Imagem Windows NTFS

Opa, e aí galera? Beleza?

Primeiramente, eu quero dizer que este post é uma versão em português de uma publicação no blog do SANS Insititute. O link para o original é:
http://computer-forensics.sans.org/blog/2009/02/19/digital-forensic-sifting-how-to-perform-a-read-only-mount-of-evidence. Em segundo lugar, quero dizer que para este post é preciso estar conectado à internet o tempo todo. Então vamos botar a mão na massa.

Hoje eu vou falar de uma coisa bem legal. Nós vamos ver como usar o SIFT Workstation e montar uma imagem na VM do SIFT e depois vamos abrir e examinar essa mesma imagem lá no Windows. Essa foi uma inovação bolada pelo pessoal do SANS Institute, capitaneada pelo Rob Lee.

A primeira coisa a se fazer é configurar o ambiente. Primeiramente, vamos abrir a VM da SIFT Workstation. Então, vamos clicar no botão virtual machine e depois vamos na opção Virtual Machine Settings. A Figura 1 mostra este procedimento.















Vamos escolher agora a aba Options e faça o seguinte procedimento. A Figura 2 mostra na tela.
  1. Escolha a opção Shared Folders
  2. Do lado direito da tela, marque a opção Always enabled
  3. Clique no botão OK
















Depois disso, eu volto para a VM do SIFT Workstation, abro o prompt de comando como root, e digito dhclient. Este comando vai fazer com que a VM pegue um endereço IP na internet. Depois, ainda dentro da VM SIFT Workstation, eu digito no terminal, o comando ifconfig. Anoto o IP que vai ser mostrado na tela. A Figura 3 mostra o IP que eu vou anotar para esse exemplo.






Depois eu volto para a máquina real (Windows Vista), vou em iniciar, executar, e digito o IP que eu anotei e clico em OK. A Figura 4 mostra na tela.












Pronto, agora vai abrir a tela aonde eu tenho acesso aos arquivos que estão montados na minha VM, como read-only. A Figura 5 mostra na tela.










Agora eu vou copiar uma imagem qualquer para dentro da minha VM e depois montá-la. Para isso conectei minha mídia (HD, CD, DVD, pendrive) mas estava dando erro, eu não conseguia acessar minha mídia. Então eu fiz o seguinte:
  1. Conforme a figura 1, existe um botão Virtual Machine. Cliquei nele
  2. Fui na opção Removable Devices
  3. Fui na opção Kingston USB Mass Storage Device
  4. Digitei no prompt de comando (como root): mount -t ntfs-3g -o force /dev/sdc1 /media/usb
  5. copiar a minha imagem zipada para o meu HD: cp vista_dd.001.bz2 /home/sansforensics/Desktop
  6. Por último, eu vou descompactar a minha imagem, digitando: bzip2 -d vista_dd.001.bz2
Agora eu consegui acessar minha mídia e já copiei minha imagem pra dentro da VM (mas poderia muito bem montar minha imagem sem copiá-la pra VM). Depois disso, eu vou montar minha imagem. Pra isso, eu digito no terminal, como root: mount -t ntfs-3g -o ro,loop,show_sys_files /home/sansforensics/Desktop/vista_dd.001 /mnt/windows_mount. A Figura 6 mostra na tela.












Agora, para podermos acessar a imagem utilizando o ambiente Windows, basta acessar o diretório \\10.5.5.1\mnt\windows_mount. Se vocês perceberem atentamente, o IP da figura 7 é outro. Isso acontece porque eu estou usando IP dinâmico. Eu desconectei e conectei novamente depois de algumas horas, por consequência, meu IP muda a cada conexão nova. Mas não importa qual o IP que nós colocamos aqui. O importante é que ele tem que ser o mesmo da figura 3 e figura 4. A Figura 7 mostra eu acessando a imagem montada como read-only no ambiente Windows, através da pasta compartilhada.















Nós não vamos alterar nenhum dado da imagem, porque ela foi montada como read-only. Então, depois de efetuado todo esse processo, uma das primeiras ações a ser tomada seria rodar um antivírus na imagem montada. Essa foi uma ótima jogada do Rob Lee. Achei bem legal!
Bom, é isso galera.
Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário