Metadados em Imagens e a Ferramenta Exiftool

Opa, e aí galera. Beleza?

A fotografia digital implementou um conceito conhecido como Exif (abreviatura de Exchangeable Image File Format), criada pela Associação pelo Desenvolvimento da Indústria Eletrônica do Japão - Japan Electronic Industries Development Association (JEIDA). Esse formato é uma especificação de gravação de metadados etiquetados e gravados em estrturas de arquivos de imagens. Algumas câmeras com GPS por exemplo, estão implementando dados Exif com informações do tipo Latitude. Essas informações podem ter valor para o perito digital, informando a posição geográfica e o local aonde determinada foto foi tirada. Assim, quando enviamos essas fotos para sites como o Picasa ou Flickr, as fotos já vão aparecer no local posicionado no mapa.

E como eu posso acessar dados Exif?
Existe uma ferramenta bem legal chamada Exiftool. Esse programa é usado para ler, escrever e editar metadados em vários tipos de arquivos. Podemos, por exemplo, gravar o nome do fotógrafo (autor) da imagem. Apesar de gravarmos certos campos, não podemos criá-los a torto e a direito. Os campos que podemos gravar seguem a especificação da JEIDA, que podem ser acessados através do site Exiftool Tag Names.

A ferramenta Exiftool roda em Macintosh OSX, Windows e Unix-like. Para ver instruções de instalação, acesse o site do autor da ferramenta, Phil Harvey.

Como eu instalo a ferramenta Exiftool em sistemas Debian?
Pode-se digitar no bash o seguinte comando: apt-cache search exiftool (figura 1)












O próximo passo é instalar a ferramenta com o comando apt-get install libimagem-exiftool-perl (figura 2).












Agora vamos fazer o download de uma imagem chamada Tux que já possui metadados Exif. Para visualizar estes metadados, podemos digitar no bash o comando (figura 3) :












Depois de baixar a imagem, vamos calcular seu hash MD5, digitando o comando a seguir (figura 4):












Agora nós vamos usar a ferramenta exiftool para alterar a tag Author (nesse exemplo o campo é nulo), basta digitar o seguinto comando (figura 5):












Agora vamos calcular novamente o hash da imagem. Note que seu valor foi alterado e está completamente diferente. (figura6)












Outro programa para extrair dados Exif de uma imagem digital é o programa chamado metacam. Para visualizar metadados da imagem, utiliza-se a seguinte sintaxe (figura 7):











Podemos notar que é fácil manipular metadados não só em imagens, mas em qualquer tipo de arquivo. No próximo post, vamos falar sobre metadados em arquivos PDF.

Bom, é isso.
Abração!


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário