Instalando o DCFLDD

Opa, e aí galera

Tudo bem?
Nós já falamos aqui sobre o DCFLDD que é uma ferramenta semelhante ao DD. O Eriberto até comenta sobre esta ferramenta em seu novo livro (Descobrindo o Linux - 3ª Edição).
Pois bem, algumas pessoas já me perguntaram como eu faço pra instalar essa ferramenta. Então agora eu vou mostrar esse procedimento, que é bem simples.

A primeira coisa que vamos fazer é entrar no site: http://dcfldd.sourceforge.net/#download
Vamos fazer o download do arquivo "source code" que é o código fonte da ferramenta. E depois vamos compilar e instalar no sistema.
O sistema que estou usando é o Debian 7.
Existem algumas distribuições voltadas para forense que já vem com esta ferramenta pré-instalada, como é o caso da CAINE, DEFT, Backtrack (que agora o projeto se chama Kali), SIFT, etc.

Estou baixando o arquivo que é o código-fonte da ferramenta. Neste momento, a versão mais atual do dcfldd é a 1.3.4
Depois de baixar a ferramenta, eu vou descompactá-la: tar -xzvf dcfldd-1.3.4.tar.gz


Depois eu vou entrar no diretório que foi criado para a ferramenta


Neste momento, estou pronto para compilar a ferramenta. Então, vou usar o comando ./configure para configurar o meu ambiente


O próximo passo é digitar o comando: make


Por fim, basta digitar o comando: make install


Pronto. Instalamos a ferramenta.
Para ter certeza qual a versão que foi instalada, basta digitarmos: dcfldd --version

Bom, é isso galera.
Espero que esse post seja interessante.

Um abração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário