Montar imagens Windows em Linux diretamente de uma Pendrive

Pra quem não sabe montar uma imagem Windows em sistemas Linux, aqui vai como fazê-lo. No meu exemplo, eu vou montar uma imagem do Windows Vista em um ambiente Linux voltada pra forense computacional, utilizando uma ditribuição chamada PeriBR. Mas essa dica vale pra qualquer ditribuição linux.

Partindo do pressuposto que a imagem está em uma Pendrive ou HD externo, para montá-la sem copiar a imagem para o HD da estação forense (ou seja, analisando a imagem diretamente no dispositivo USB - pendrive ou HD externo), faça o seguinte:

  • Plugue o pendrive (ou o HD externo no seu computador);
  • Digite o comando fdisk -l para ver as partições do sitema. (figura1)














  • Digite o comando df -h, ou se preferir mount para ver qual sistema de arquivo é a sua pendrive, e em qual diretório ela está montada. Vocês podem ver na imagem que o comando mount mostra que minha pendrive está montada como read-only (ro). (figura2)















Agora eu vou criar o diretório aonde vou montar minha pendrive (acessar os arquivos da minha imagem). Para isso, digite o comando mkdir /mnt/image.

  • Depois, para montar a imagem, digite o comando mount -t ntfs-3g -o ro,loop,show_sys_files /dev/sdb1 /mnt/image.
  • Se digitamos o comando ls -lh /mnt/image, irá aparecer na tela do shell os arquivos de metadados do windows (isso é possível porque na hora em que a imagem foi montada, nós passamos o parâmetro show_sys_files). Se não passarmos este parâmetro no momento de montar a imagem, não teremos a possibilidade de acessar estes metadados - símbolo $ no início do nome do arquivo). (Figura 3)














Para usar o Sleuthkit na imagem do Windows, pode digitar, por exemplo, o comando fsstat /mnt/image/vista_dd.001 (figura 4)













Para acessar os metadados de volume do Windows (parâmetro show_sys_files), digite o comando strings /mnt/image/\$Boot (figura 5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário