Dando uma passeada em alguns blogs sobre forense computacional, eu achei no blog do cientista Lance Mueller um post bem legal. Ele propõe um exercício prático de forense computacional. O link para esse post é: http://www.forensickb.com/2010/01/forensic-practical-exercise-3.html
E lá existe uma dica em um comentário que nós é bastante pertinente.
Se nós não temos acesso ao EnCase, podemos converter uma imagem .E01 em formato RAW usando o sleuthkit. Para isso, nós vamos usar a ferramenta img_cat. A primeira coisa que nós fizemos foi entrar no link do exercício prático proposto anteriormente e baixar o arquivo. A figura 1 mostra na tela que o arquivo é bem compacto, possui 7,1 MB.
Depois disso, digitamos na tela o seguinte comando.
- img_cat -v -i ewf [imagem.E01]
> [imagem.dd]
A figura 2 mostra na tela que o arquivo foi convertido para o formato RAW e um comparativo entre os 2 arquivos. Notem que anteriormente o arquivo original possuía pouco mais de 7 MB e agora o novo arquivo possui 3,8 GB. Isso acontece porque a extensão .E01 compacta o arquivo, deixando-o muito menor. Quando transformamos para o formato RAW (dd), ele volta ao tamanho normal, sem compactação.
A Figura 3 mostra na tela algumas informações sobre a imagem.
pergunto e a E02 e seguintes, como acontece?
ResponderExcluir